
O Google e seu conselho foram processados nesta segunda-feira (30) por um acionista que quer bloquear o plano da empresa de desdobramento de ações pois vai aumentar o controle dos cofundadores Larry Page e Sergey Brin, de acordo com documentos judiciais. O Google anunciou um desdobramento de ações no início deste mês. No plano, os acionistas receberão uma nova ação não-votante "Classe C" para cada ação existente "Classe A". Com isso, o Google será capaz de emitir novas ações para aquisições e prêmios a funcionários sem diluir a fatia de 56,3% de ações com direito a voto da qual são donos Page e Brin ou reduzir seu "punho de aço" sobre o Google, de acordo com o processo.A ação judicial registrada pelo Brockton Retirement Board acusa os cofundadores e o conselho do Google de violar sua obrigação com os acionistas da empresa. Page e Brin "desejam manter seu poder e ao mesmo tempo vender grandes quantidades de suas ações e receber lucro de bilhões de dólares", disse a denúncia, que foi registrada no tribunal de Chancery, em Delaware, onde está incorporado o Google, que é sediado em Mountain View, na Califórnia.
A ação diz que o desdobramento de ações irá, essencialmente, dar bilhões de dólares de capital para os cofundadores do Google por nada. O processo também disse que o "comitê especial" de diretores do Google, que aprovou o desdobramento de ações, não buscou uma opinião imparcial de seus consultores financeiros e nunca emitiu um acordo de que os fundadores continuarão trabalhando para a empresa.
A decisão do Google, aprovada por unanimidade pelo conselho, foi revelada após a empresa divulgar resultados superiores às projeções de lucro de Wall Street, mas também uma preocupante queda de 12% no preço da publicidade vinculada a buscas – o segundo trimestre consecutivo de declínio.
A estrutura empresarial do Google, que confere aos fundadores a maioria dos votos no controle, foi imitada por gerações posteriores de companhias da web, a exemplo da Zynga e do Facebook. Mas o desdobramento de ações vai além, ao garantir que o controle dos fundadores sobre as ações votantes não seja diluído no longo prazo.
Fonte: Portal de Noticias G1 | ThePHTutoriais